Pessoa Idosa

A Pastoral da Pessoa Idosa – PPI, foi implementada no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe no dia 20 de Janeiro de 2008 com a concordância do pároco Pe. Reginaldo Manzotti. Havia, nesse momento, 35 pessoas que receberam a capacitação entre 8 de Outubro e 12 de Novembro de 2007. No dia 18 de Novembro de 2007 foi realizada a Missa de envio dos líderes capacitados, a qual foi presidida pelo Pe. Reginaldo Manzotti. Atualmente contamos com 12 líderes visitadores, e fazemos um apelo para que mais pessoas venham conosco para essa missão de discípulos evangelizadores. Atualmente são visitados um total de 28 a 30 idosos/as no Centro, nas circunvizinhanças do Santuário.

BREVE HISTÓRICO E OBJETIVO DA PPI

A PPI foi fundade em 5 de Novembro de 2004, pela Dra. Zilda Arns Neumann e o médico Dr. João Batista Lima Filho – geriátra, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Está vinculada à CNBB – segue as diretrizes da CNBB e tem sua sede em Curitiba na Rua Manuel Eufrásio, 78 – Bairro Juveve – CEP 80.030-440 – Fone: (41) 3076-6529.

METODOLOGIA

O método ver, julgar, agir, celebrar e avaliar. É utilizado pela coordenação nacional que capacita multiplicadores para os estados e dioceses; estes multiplicadores diocesanos preparam a capacitam líderes comunitários paroquiais para a multiplicação do saber e da solidariedade junto aos idosos e familiares. Com base no texto de Marcos 6, 34-44 – A multiplicação dos pães. A organização é feita em comunidades. Durante a capacitação é recebido um material básico composto pelo caderno do líder, onde são acompanhados 10 idosos através da visita domiciliar mensal, acompanhando os indicadores próprios: orientar para uma atividade física, incentivar a beber 2 litros de líquido por dia, o controle das vacinas de pneumonia e da gripe, o controle das quedas e da urina solta e o acompanhamento médico, se a pessoa é dependente para o banho, hogiene pessoal, alimentação e vestição. E, por fim se houve óbito naquele mês. Após as visitas domiciliares, todo o mês, há uma reunião dos líderes para refletir e avaliar as ações e elaborar uma folha de acompanhamento domiciliar do idoso – FADOPI- que é a avaliação de resultados que a PPI Nacional faz através do controle do número de pessoas assistidas.

O guia do líder nos traz como lema: Dai ao nosso coração sabedoria Salmo 90. E nos traz vários textos informativos relacionados à Pastoral da Pessoa Idosa e orações para a partilha.

O objetivo é a valorização integral das pessoas idosas no âmbito da seguridade social, promovendo meios de acesso nas políticas públicas de saúde e assistência social por meio da prevenção humana e espiritual, atuando diretamente na prevenção e atenção à saúde, respeitando os seus direitos, num processo educativo de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso, a fim da convivência respeitosa com as pessoas idosas através de algumas atividades:

- Promover o desenvolvimento físico, mental, social, espiritual e cultural dos idosos;

- Promover o respeito à dignidade e à cidadania colaborando para a divulgação do Estatuto – Lei nº 10.741 de 1º de Outubro de 2003;

- Promover o convívio da pessoa idosa com as demais gerações, estimulando uma velhice ativa e buscando a longevidade digna.

- Estimular e respeitar a espiritualidade das pessoas idosas;

- Valorizar a história da vida, as experiências, a sabedoria adquirida ao longo da vida;

- Capacitar agentes de pastoral para o acompanhamento das pessoas idosas nas visitar domiciliares;

- Promover o bem estar;

- Manter um sistema de informação sobre a situação das pessoas acompanhadas.

Temos como objetivo, também, manter todos os líderes informados através das reuniões de coordenação mensal, prestigiar e divulgar a PPI nos meios de comunicação e propagar o espírito solidário entre os seus membros e beneficiários.

Os líderes comunitários ou agentes voluntários participam dos cursos de capacitação para uma boa visita domiciliar, momentos para reflexão sobre os documentos da Igreja e de reuniões periódicas promovendo a PPI. São identificados, cadastrados e enviados.

FOCO DA PASTORAL DA PESSOA IDOSA

Preparar lideranças comunitárias para acompanhar através de visita domiciliar mensal às pessoas idosas mais fragilizadas que vivem em milhares de comunidades. Pode ser a pobreza extrema, pelo abandono, pela idade avançada, pela solidão, pelas múltiplas doenças e dependências, pelos maus tratos muitas vezes sofridos dentro da própria casa.

LEMA: Dai ao nosso coração sabedoria Salmo 90. Com a sigla da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) em referência à pertença da PPI à CNBB.

A PESSOA IDOSAS

As pessoas idosas assistidas possuem 60 anos ou mais, sobretudo os mais carentes.

COORDENADOR DA PARÓQUIA

O coodenador é escolhido entre os líderes da comunidade a que pertence através de uma assembleia.

Em nosso Santuário o horário das nossas reuniões é das 18h, às 19:30h toda última quinta feira de cada mês, no Centro Catequético.

VENHA JUNTAR-SE A NÓS. PRECISAMOS DE MAIS LÍDERES SÓ ASSIM MAIS IDOSOS/AS SERÃO VISITADOS. VENHA SANAR A DOR DA SOLIDÃO.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: [email protected]

QUE CADA COMUNIDADE ACOMPANHE COM UMA COMPREENSÃO AMOROSA TODOS OS QUE ENVELHECEM

Beato João Paulo II (27/01/2005)

TODO 3º DOMINGO DE CADA MÊS, A PPI PARTICIPA DA SANTA MISSA DAS 11H, COM A PARTICIPAÇÃO DOS LIDERES NA LITURGIA (COMENTARIOS, LEITURAS E PRECES)

TODA 1ª QUARTA FEIRA DO MÊS REZAMOS O TERÇO, LOGO APÓS A MISSA DAS 12H NA CAPELA DO SANTÍSSIMO.

VENHA REZAR CONOSCO!!!!