História

 

Em julho de 1952 o Prefeito Municipal de Curitiba Dr. Erasto Gaertner concede ao Arcebispado de Curitiba parte da Praça Senador Correa para a construção de um templo dedicado à Nossa Senhora de Guadalupe como parte da comemoração do 1º centenário de Emancipação Política do Paraná.

Sendo a Igreja governada pelo Papa Pio XII, a Arquidiocese de Curitiba por Dom Manoel da Silveira Delbhoux a República dos Estados Unidos do Brasil pelo presidente Getúlio Dorneles Vargas, o Estado do Paraná pelo Dr. Bento Munhoz da Rocha Neto e a Prefeitura de Curitiba pelo Dr. Erasto Gaertner; lançou-se a Pedra Fundamental no dia 11 de Novembro de 1952 às 11:00 horas, sendo escolhidos como tesoureiros os Padres: Pe. Bernardo José Krasinski e Pe. Vicente Vitola.

 

Construção

- Janeiro de 1954, o Cônego Bernardo Jose Krasonski e encarregado por Dom Manoel da Silveira Delboux para a missão de construir o novo Templo de louvar a Nossa Senhora de Guadalupe, escolhido pelas autoridades estaduais, municipais e eclesiásticas para ser o marco espiritual e agradecimento ao Altíssimo pelas copiosas bênçãos recebidas durante o 1º centenário de emancipação política do Paraná.

Cônego Bernardo José Krasinski com a anuência de Dom Manoel, decide construir uma igreja provisória de madeira que mais tarde seria doada para construir a Igreja de Vila Nossa Senhora da Luz.

 

- 9 de janeiro de 1955 às 09:00 horas toma posse o 1º pároco, Conêgo Bernardo José Krasinski sendo esta a 19º Paróquia de Curitiba.

 

- 02 de julho de 1967, dia da visita de Nossa Senhora à sua prima Isabel, inaugura-se o novo Templo dedicado a Nossa Senhora de Guadalupe com capacidade para 1200 pessoas.

 

- 05 de fevereiro de 1972- assume o novo pároco Pe. Irineu Kovalski

 

- 02 de agosto de 1987 – assume o Cônego Paulo Iubel e a igreja recebe uma reforma interna e a troca do telhado.

 

- 08 de janeiro de 2006 – assume o Pe. Reginaldo Manzotti, onde o Templo recebe uma reforma completa, construção de novas salas, e através do Projeto Evangelizar é Preciso adquire duas emissoras de Rádio, 2 canais de Televisão, mais a transmissão da Missa Dominical pela televisão. É Paraná uma parceria com o Governador Beto Richa.

 

- 07 de dezembro de 2012 – a Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, foi elevada a condição de santuário. Milhares de fiéis acompanharam a emocionante celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, e concelebrada pelo Padre Reginaldo Manzotti, pároco-reitor do santuário. Com mais de 50 anos de história, a tradicional igreja foi consagrada pelo reconhecimento do local como passagem de peregrinos e romeiros, devotos de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira das Américas.

elevacao1 elevacao2 elevacao3

 

- Em 2014, iniciou-se a reforma das rampas de acesso e do Presbitério.

reforma2     reforma1  

 

logo-oficial jubileu- 12 de dezembro 2014 – Abertura do Ano Jubilar do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, dia da padroeira, onde Dom Rafael Biernaski, Administrador Arquidiocesano, presidiu a Santa Missa Solene e Padre Reginaldo Manzotti, animou a celebração. O Jubileu de 60 anos do Santuário recebeu indulgências do Santo Padre, o Papa Francisco, diretamente do Vaticano, para serem cumpridas ao longo do ano. Todos os dias 12 de cada mês serão celebradas Missas Solenes, onde o Ano Jubilar tem o Tema “Evangelização, Celebração e Acolhimento” e o Lema “Faça tudo o que Ele vos disser”.

 

anojubilar2  anojubilar1  anojubilar 

 

- 9 de janeiro 2015 – O Santuário Nossa Senhora de Guadalupe em Curitiba completou 60 anos de fundação. Para celebrar a data, padre Reginaldo Manzotti celebrou a Santa Missa Solene que contou com a participação de centenas de fiéis.

aniversario60 aniversario601 aniversario602

 

 

 

 

 

 

- 12 de março de 2015 – Milhares de fieis se reuniram na quinta-feira (12 de março) no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe em Curitiba (PR) para a Santa Missa Solene em Honra a padroeira com as Santas Indulgências Plenárias concedidas pelo Papa Francisco neste ano jubilar. Padre Reginaldo Manzotti presidiu a celebração que iniciou com a reinauguração do presbitério tão esperado por todos. O artista responsável, Paulo Biscaia, explicou: Jesus está com a roupa azul e vermelha para mostrar que é o verdadeiro Deus, e o verdadeiro Homem. O vermelho simboliza a divindade e o azul a humanidade. Cristo apresenta Nossa Senhora dizendo: Eis tua Mãe. No final da celebração, aconteceu a troca do Manto de Nossa Senhora de Guadalupe que será realizado sempre no dia 12 de cada mês.

inauguracao presbiterio inauguracao presbiterio1

inauguracao presbiterio2

 

- 12 de dezembro de 2015 – encerramento das festividades do Ano Jubilar, com a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo e concelebrada pelo Padre Reginaldo Manzotti, onde no final da Santa Missa, todos receberam um pedaço do manto de Nossa Senhora de Guadalupe.  Todo dia 12 de cada mês, as celebrações do Ano Jubilar tiveram a troca do manto de Nossa Senhora de Guadalupe e contou com as Santas Indulgências Plenárias concedidas pelo Papa Francisco.

encerramento jubileu2 encerramento jubileu3 encerramento jubileu4

 

- 13 de dezembro de 2015 – Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, abre a Porta Santa no Ano Extraordinário da Misericórdia, com o tema “Misericordiosos como o Pai”, onde a celebração foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Curitiba, Dom José Mario Angonese e concelebrada pelo pároco reitor, Padre Reginaldo Manzotti.

“Todos somos pecadores! Aproveitemos esse momento que vem e cruzemos o limiar dessa misericórdia de Deus que nunca se cansa de perdoar, nunca se cansa de nos esperar! Ele nos olha, está sempre próximo a nós. Coragem! Entremos por essa porta!”, Papa Francisco.

porta1 porta3 porta4