Catequese

O QUE É A PASTORAL DA CATEQUESE?

No Novo Testamento, o termo “Catequese” significa dar uma instrução a respeito da fé. Em sua origem, o termo se liga a um verbo que significa “fazer ecoar” (Kat-ekhéo). A Catequese, de fato, tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus. (CR – CNBB, doc. 26, nº 31) A Catequese é um processo de educação comunitária, permanente, progressiva, ordenada, orgânica e sistemática da Fé. Sua finalidade é a maturidade da Fé, num compromisso pessoal e comunitário de libertação integral, que deve acontecer já aqui e culminar na vida eterna feliz. . (CR – CNBB, doc. 26, nº 318) O objetivo da Pastoral da Catequese é iniciar crianças, adolescentes, jovens e adultos na Fé Cristã. A iniciação se dá, através da formação cristã à luz dos Evangelhos, da celebração litúrgica e da vivência comunitária. Os encontros de formação são semanais, onde são apresentados temas do cotidiano, iluminados pela Palavra de Jesus que nos traz a vontade do Pai, na força do Espírito, buscando o verdadeiro sentido da vida e mudanças de atitude em relação a Deus.

CATEQUISTA: SER – Sou chamado a ser catequista (vocação-chamado) SABER – Sou convidado a ser discípulo e aprender com o mestre (encontro-formação) FAZER – Sou enviado pela Igreja para a missão (apóstolo-serviço) CONVIVER – Sou chamado a formar a comunidade fraterna (participação-comunhão)

O catequista exerce sua missão em nome de Deus e da comunidade profética, em comunhão com os pastores da Igreja. Anuncia a Palavra e denuncia tudo que impede o ser humano de ser ele mesmo e de viver sua vocação de filho de Deus. O catequista ajuda a comunidade a interpretar criticamente os acontecimentos, a libertar-se do egoísmo e do pecado e a celebrar sua fé na Ressurreição.

CONDIÇÕES PARA TORNAR SE CATEQUISTA:

Ter idade mínima de dezoito anos; Ter recebido os sacramentos de iniciação cristã: Batismo, Eucaristia e Confirmação (Crisma); Ter recebido o sacramento do Matrimônio se constituiu família; Ter vida sacramental e litúrgica testemunhando, assim, a sua participação na comunidade; Ter disponibilidade de tempo para participar das atividades da catequese, fazendo uma programação que priorize: a formação, a preparação dos encontros catequéticos, a participação em reuniões e em celebrações litúrgicas. Participar das formações oferecidas pela Arquidiocese e comprometer-se em aprimorar a sua formação; Ser maduro na Fé; Colocar a catequese como prioridade, pois assim, não deixará de participar das reuniões e dos eventos; Cultivar o espírito de obediência e respeito às diretrizes referentes à Catequese.

CATEQUIZANDO:

Para receber a primeira Eucaristia é necessário a criança iniciar aos 9 anos completos, participar dos encontros semanais por 3 etapas e da Santa Missa Dominical. Para receber o Sacramento da Confirmação (Crisma), é necessário que o adolescente já tenha recebido a primeira Eucaristia e que participe dos encontros semanais por 2 etapas e da Santa Missa Dominical. Para os Sacramentos: Batismo, Primeira Eucaristia e/ou Confirmação (Crisma), é necessário que o Adulto participe nos encontros semanais por uma etapa e  da Santa Missa Dominical.

INSCRIÇÃO PARA CATEQUESE – 2018

Na Secretaria Paroquial:

Para catequese com crianças, até 15/Fevereiro/2018;

Para catequese com adultos, até 12/Abril/2018.

CATEQUESE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

- Contribuição anual: R$ 35,00;

- Idade mínima: 09 anos;

- Início dos encontros: 18/02/2018.

Documentos necessários para inscrição:

- Cópia da certidão de nascimento;

- Cópia da lembrança do Batismo, se já batizado;

- Cópia da lembrança da 1ª Eucaristia, se for o caso;

- Documento de transferência, se for o caso;

- Cópia de comprovante de residência.

CATEQUESE DE ADULTOS:

- Contribuição anual: R$ 30,00;

- Idade mínima: 18 anos;

- Efetuar a inscrição pessoalmente;

- Início dos encontros:

- Turma de sábado – 14/04/2018 – 16 h. (Somente para os já batizados);

- Turma de domingo – 15/04/2018 – 10 h 45 min;

- Encerramento no tempo Pascal em 2019.

Documentos necessários para inscrição na catequese de Adultos:

- Cópia da certidão de nascimento;

- Cópia da lembrança do Batismo, se já batizado;

- Cópia da lembrança da 1ª Eucaristia, se já fez;

- Cópia do comprovante de residência;

- Outros documentos caso necessário.