Capelinhas

capelinhas[1]

Visita da Capelinha de Nossa Senhora de Guadalupe:

Você que mora no Centro de Curitiba, entre em contato conosco e receba a visita da Capelinha de Nossa Senhora de Guadalupe!!!

História do Movimento das Capelinhas:

O Movimento das Capelinhas difunde o culto familiar prestado a DEUS por intermédio de Maria. Começou em 1888, no Equador, numa cidade chamada GUAYAQUIL pelo Cônego José Maria Santistevan, da Congregação dos Padres Claretianos que, vendo a dificuldades das famílias, o materialismo, a falta de fé entre os jovens, chegou a conclusão que só a presença constante da Mãe de Jesus poderia ser uma solução. Começavam a nascer os principais objetivos do Movimento das Capelinhas: oração em família, diálogo e comunhão.

“Assim sendo, num certo dia, ao anoitecer, justamente na hora do “Ângelus”, a cidade de Guayaquil foi iluminada pelo clarão de uma movimentada procissão luminosa que saindo da Igreja Matriz dirigiu-se para a casa da primeira família que recebia a visita da Capelinha de Nossa Senhora que começava a circular por toda a cidade. Por isso, recebeu o nome de “Visita Circulante do Imaculado Coração de Maria”.

“Portanto, no dia 26 de agosto de 1888 nascia o Movimento das Capelinhas renovando e atualizando a peregrinação da “jovem de Nazaré”, de casa em casa, com a missão de levar Cristo aos Lares”.

O Movimento das Capelinhas rapidamente espalhou-se pelo mundo, chegando ao Brasil na época da Primeira Guerra Mundial, em 1914, na cidade de Belo Horizonte, MG.

O Movimento das Capelinhas na Arquidiocese de Curitiba teve seu início em 1937, na Paróquia do Imaculado Coração de Maria. No Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe teve início no ano de 2006.

Os objetivos do Movimento das Capelinhas:

- Evangelizar as famílias pela visita de Maria na Capelinha, como um instrumento propagador da Palavra de Deus, favorecendo a união fraterna e a oração, especialmente a do Terço.

- Propagar a devoção a Nossa Senhora.

- Despertar a Vocações Sacerdotais e religiosas, incentivando-as espiritual e materialmente.

O Movimento das Capelinhas é constituído por 34 mensageiras e 5 mensageiros (Obs.: este número não é definitivo) que são responsáveis pela entrega das Capelinhas, visitas as famílias, manutenção e coleta das doações para os seminários mensalmente.

As Mensageiras (o) do Movimento das Capelinhas reunen-se uma vez ao mês, nas dependências do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe.

Todos podem receber a visita da Capelinha do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, residências, casa de comercio, escritórios, hospitais entre outros, deste que esteja localizado nos limites do Santuário.

Para receber a visita da Capelinha, deve entrar em contato com a mensageira responsável pela Capelinha mais próxima de sua casa, ou deixar o nome completo e endereço na secretaria do Santuário.